TOTAL DE VEZES EM QUE ESSE BLOG JÁ FOI ACESSADO:

FORMOSO DE MINAS

FORMOSO DE MINAS
FORMOSO

Thursday, August 17, 2006

REFLEXÃO DESTE MÊS

“(...). Preservar a Cultura de um Povo é dignificar o progresso como símbolo do trabalho, é venerar o Passado como princípio da evolução humana, é velar pela Civilização do Mundo.

Movido pela UTOPIA deste sonho de sensibilizar a CONSCIÊNCIA ADORMECIDA DOS GOVERNANTES e MOBILIZAR A OPINIÃO PÚBLICA, é impreterível que a nossa Sociedade não pode deixar que as chamas ardentes do vandalismo APAGUEM O SILÊNCIO DA NOSSA HISTÓRIA e faça dela um cenário de ruínas. A sociedade que se deixa corroer pelo vírus do ESQUECIMENTO é a sociedade dos ignorantes e apátridas indigentes, que desprezam e contestam as próprias RAÍZES CULTURAIS. Afinal, o aniquilamento da História reproduz a (...) barbárie suicida dos que reprovam o PASSADO e repelem o curso interminável dos acontecimentos humanos cujo protagonista SOMOS NÓS, o homem de ontem, de hoje e de sempre... (...).

FORMOSO SOMOS NÓS. Fomos nós que construímos esta Cidade impressionante e generosa; e seremos nós quem TESTIFICARÁ AOS HOMENS DO FUTURO a história que fazemos hoje SEM DESTRUIRMOS A HISTÓRIA QUE FIZEMOS ONTEM”.

(Trechos do manifesto “FORMOSO VISTO PELA HISTÓRIA”, redigido em 1988 por Xiko Mendes e registrado em cartório de Unaí-MG na mesma época. Fonte: Mendes, Xiko. Formoso de Minas no final do Século XX – 130 Anos!, Edição da Prefeitura Municipal, Formoso, 2002, p. 493-494).