TRECHO DE ENTREVISTA DO ESCRITOR XIKO MENDES que será publicada dia 15 de março de 2012 pelo jornal PORTAL DA TRANSPARÊNCIA FORMOSENSE, de FORMOSO-MG.:
Jornal: O senhor é mesmo Pré-candidato a Prefeito de Formoso?
Xiko Mendes: Sou cidadão ficha-limpa e sempre participei da vida política e cultural de Formoso desde a adolescência nos anos 1980. A direção do PCdoB – partido do qual me orgulho em ser militante há dez anos – aprovou resolução indicando meu nome como pré-candidato a Prefeito de Formoso para representar os eleitores da Oposição. Mas o PCdoB está dialogando com PMDB, PSC, PDT, PSL, PT, PSB... e quem mais queira falar conosco. Já me reuni com parte dessas lideranças e a elas tenho dito que estou aqui para somar. Unir quem verdadeiramente é Oposição é nossa prioridade.
Caso a Oposição decida, por consenso, que é meu nome o melhor, estarei, sim, na disputa como pré-candidato a Prefeito. Sou de opinião que a Oposição deve ter candidato único a Prefeito. E há outros nomes que também estão sendo avaliados. Nossa principal ressalva é que não concordamos nem apoiaremos candidatos paraquedistas, que ficam oito anos apoiando o Prefeito Luizinho, direta ou indiretamente, e depois quer pleitear vaga de candidatura a Prefeito ou a Vice-prefeito pela Oposição.
As pessoas precisam ser coerentes. Precisam mostrar de que lado está antes da eleição. Para ser candidato, além de currículo, tem que ter militância política em Formoso. Não podemos aceitar candidatos que surjam do nada, sem antes ter sido militante na vida partidária do nosso município. Mas tem gente aqui em Formoso que nunca se posicionou contra o governo do Prefeito Luizinho e agora quer me convencer que é Oposição. Isso não vale. E se prevalecer esse entendimento equivocado, aí, sim, vamos consolidar o projeto de chapa majoritária lançando candidato a Prefeito pelo PCdoB. A fila anda.
Mas entendo que estou entre aqueles que se inserem num projeto de renovação ética da Política e da gestão pública em Formoso, que promovam princípios de moralidade, impessoalidade, autoridade, retidão e publicidade dos atos e contratos da Prefeitura de Formoso. O meu lado será ao lado daqueles que estiverem dispostos a construir esse projeto ético-desenvolvimentista, opondo-se às irregularidades em convênios e às obras inacabadas na gestão atual. Não faço oposição de mentirinha. Antes de tudo, sou um patriota desbragadamente apaixonado por Formoso.